A VOCAÇÃO DE MADALENA

10 comentários:

B. disse...

Massa pra varalho isso...
Parabéns!

Anônimo disse...

Sr. Rogério, muito bom dia!

Me chamou à atenção o titulo desta obra " A Vocação de Madalena", mas confesso que não entendi o que o sr. quiz mostrar. Madalena foi a mais fiel discipula do Divino Mestre Jesus, única que o compreendeu. A vocação de Madalena foi Amar, Amar e Amar e naõ ví isso em sua obra.
Cordialmente

Maria Áurea

rogerio disse...

Ola, Maria Aurea, infelizmente vc não me deixou opção para responder a não ser por aqui...sfinal não tenho seu email

primeiramente, queria agradecer seu comentário, pois todos para mim são bem-vindos.

Apesar de achar que uma obra de arte não se explica, ou vc ve ou não vé, é uma questão de fé...me lembro que fiz este trabalho inspirado no filme "A Ultima Tentação de Cristo", do cineasta Martin Scorcese. O filme nos mostra uma releitura da vida de Cristo segundo o escritor Nikos Kazantzakis em seu best-seller homonimo. Pra encurtar, neste filme Jesus teria se casado com Maria Madalena e tido até um amante(sic).
Para mim esta é a vocação de Madalena segundo Nikos Kazantzakis, ser a primeira dama do catolicismo, não seria uma dádiva e acho que casa com o que vc mesma disse que a vocação dela era apenas "Amar, amar, amar".

Somente vemos aquilo que queremos ver.

Espero ter ajudado.

Até mais!

Anônimo disse...

Sr. Rogério

Agradeço pela resposta!
Segundo o que entendi do filme e que inclusive é o próprio nome do filme, aquele lançe de que Jesus teria tido uma relação conjugal com Madalena foi só uma tentação e uma provocação do inimigo e ao final o Divino cumpriu Sua Missão.
De forma nenhuma quero e nem tenho competência para julgar qualquer obra de arte e também concordo que a pessoa vê o que quer e acrescento, o que pode ver com sua miopia de ignorante, na qual eu me incluo. Apenas quero expressar que não vejo amor nessa obra, " Vocação de Madalena" vejo uma certa opressão e clausura que não me lembra em nada a beleza de um dos acontecimentos mais grandiosos e significativos da terra que foi o encontro do Meigo Jesus com Sua mais fiel discípula, Santa Maria Madalena.penso que não deva ser facial representar algo dessa magnitude. Mas nada que um jóvem e talentoso artista não possa buscar.

Sorte!
Maria Áurea

Anônimo disse...

Ola Maria

Não a culpo por não ver nenhum amor nesta obra, porque não é isto que há na obra, e porque haveria de ter??
Porque tudo na arte tem de ser esteticamente belo e atraente???
Na arte e também na vida não devemos levar tudo ao pé da letra, se eu digo "Vocação de Madalena" não necessariamente quero dizer isto, as vezes é apenas um bom título que soou bem e assim ficou. Assim também não devemos misturar fé com acontecimentos históricos. As duas coisas estão longe de se encontrarem.
Como eu poderia retratar tal momento "histórico"? De forma alguma eu quis retratar isto em meu quadro.
Assim como cada um vê o que quer ver, também acredita no que quer acreditar.
Não existe uma única verdade. Existem pontos de vista diferentes. Crenças diferentes , cores diferentes e gostos diferentes. Amop a arte pois ela é uma sintese disso tudo! Dessa pluralidade! Dessa mistura harmoniosa!

Opressão, clausura??? Cuidado!!! Tentar interpretar um trabalho de arte pode dizer bem mais de quem tenta interpretar do que sobre o próprio trabalho.

Só Por Hoje! Nos vemos!

Anônimo disse...

Maria De qualquer forma vou levar em conta e refletir sobre a sua interpretação da minha interpretação. mas ela não me assusta. Opressão e clausura são coisas que qualquer pessoa que vive neste momento histórico sente, que atire a primeira pedra que não sente isso. Mas já vi que o sr, é sensível e fica pouco a vontade com uma possível crítica ao seu trabalho o que nem foi o meu objetivo. O sr. deve ser daqueles que só gosta de elogios. Um artista produz coisa boas e outras nem tanto. A Arte verdadeira é uma reverência ao belo, queira o sr ou não.Ví coisas bastante bonitas em seu portfólio e não gostei da sua Madalena, ponto.Do mesmo modo que o sr tem o direito á arte eu tenho o direito a opinião,apenas não vou mais expressá-la no seu blog que é uma coisa particular sua, só para as pessoas falarem o que o sr, quer ouvir pelo que eu entendi.

Sucesso!

Maria Àurea

Anônimo disse...

Ola Maria!

Parabéns e obrigado! Você provavelmente é a pessoa que mais visita este blog, já que não o tenho divulgado muito ultimamente.
Fico me perguntando, porque será que somos tão atraídos por aquilo que mais nos choca, que mais nos perturba??

Maria, já ouvi muitas críticas a respeito do meu trabalho, coisas que me deixaram pra baixo, coisas que já me fizeram querer desistir, coisas que já me fizeram ter sentimentos horríveis a respeito de determinadas pessoas. Sou humano. Fazer o que???? Que atire a primeira pedra aquele nunca sentiu isso. Mas este não é o caso aqui.

Você mesma se mostra pouco a vontade quando eu replico seus comentários. Em nenhum momento senti que você estava me criticando, mas sim tentando entender aquilo que não podia compreender apenas com seus sentimentos. Há coisas na vida minha cara que não tem respostas. Elas apenas são!!! E "Madalena" é isso. Nada Mais!!!

Você deve ter lido em algum lugar que "a arte é uma reverência ao belo", deve ter aprendido isso desde sua infância. Alguém falava ali e aqui e isso se instalou em sua mente. Mas como eu disse anteriormente, não tome as coisas ao pé da letra. O que é belo para mim pode não ser para você. Já pensou se todo mundo pintasse vasos de flores bonitinhos??? Que porcaria seria a arte??? Existem milhares de linguagens artísticas, é o meio por onde o artista, ou a pessoa como preferir se expressa para o mundo. Faço arte primeiramente porque para mim, porque é uma necessidade, física, mental e espiritual (não religiosa) que tenho! E um compromisso comigo mesmo!! Depois em penso no meu compromisso com a arte em si.

Não, Maria o blog não é só para as pessoas falarem bem de mim, tenho aprendido muito com você (não estou sendo irônico) e se hoje ainda estou na luta é porque ouviu muitos "nãos" em minha vida, mas minha vontade é maior do que isso, é sempre um desafio!!!

Sinta-se a vontade para falar quando quiser mas primeiro veja se está disposta a encarar o desafio. Você apenas encontrou alguém que não acredita em determinadas coisas como você acredita. Porque é tão difícil para você admitir que pode se existir outras verdades???

Meus cordiais cumprimentos!!


ps. não me chame de senhor!!!

Lena Brotas disse...

Caramba! foi demais o seu debate com Maria.Arrasou! e seu trabalho tbm arrasa! Parabéns!!

Lena Brotas disse...

Caramba! foi demais o seu debate com Maria.Arrasou! e seu trabalho tbm arrasa! Parabéns!!

Anônimo disse...

Sr Rogério

Eu quebrei minha promessa de não mais entrar no seu blog. Não resisti a curiosidade de espiar o quão sua resposta teria sido áspera. Mas, ao contrário, encontrei uma generosidade desconcertante para quem bateu a porta e saiu como eu fiz.

Por isso quero me retratar por eu ter ficado pouco a vontade ao sr replicar meu cometário e por eu ter usado a tática do ataque é a maior defesa.E agradeço pela sua resposta educada.

Reconheço muitas coisas que o sr falou. Menos que eu ouvi desde criancinha que a arte é uma reverência ao belo, quem dera que assim o fosse.

Também não penso que a arte é só florzinhas. Pode se haver beleza na mais pungente representação da dor e da feiura, desde que essa obra tenha a capacidade de humanizar os homens.

Quanto a existir outras verdades venho aprendendo que a verdade é uma só, as formas de percebê-la é que cambiam. Mas o sr não precisa concordar com isso.

Quero dizer também que apesar das idéias discordantes há de minha parte respeito e admiração ao seu trabalho. Acho que agora posso suportar melhor a sua Madalena.

Quero também felicitá-lo por sua nova exposição.

Saudações

Maria